Caminhada pelo parto natural - 21.06.09
















folder distribuído na caminhada


No dia 21 de junho, num lindo domingo de sol do inverno carioca, cerca de 500 pessoas realizaram uma "marcha" apoiando a reabertura da Casa de Parto David Capistrano Filho, em Realengo - que é uma unidade da prefeitura e atende gestantes do bairro e redondezas.
A Casa de Parto é um modelo de sucesso no atendimento de partos humanizados, onde as mulheres são protagonistas de seus partos e tem excelente atendimento.
Há algumas semanas, a CP foi fechada pela Vigilância Sanitária sem argumentos relevantes, já que a unidade encontrava-se atendendo as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Dois dias após a "marcha", a Casa foi definitivamente reaberta e já encontra-se atendendo gestantes e bebês da comunidade.
As Angoleiras do Rio participaram do evento com uma linda "orquestra" e finalizaram com uma roda, onde duas gestantes do coletivo (Kate e Lilie) fizeram um jogo emocionante, ao som de corridos e ladainhas que falavam de mãe, mulher, crianças. Tocamos também para uma gestante dançarina do ventre.

Apoiamos o evento principalmente porque conhecemos o sério trabalho desenvolvido na casa. Uma das integrantes do coletivo teve sua filha no local em 2006 e outras duas integrantes participaram desse parto. Este ano a angoleira Kate também inciou seu pré-natal na casa.


Para saber mais sobre o assunto, visite: http://www.partodoprincipio.com.br/

Um comentário:

Auira Ariak disse...

Que lindo! Imaginei os bebês lá dentro da "roda" deles jogando também. Deve ser muito bom pra eles!
Parabens!!!


Angoleiras com Milton Guran e amigos

Abertura da exposição Refluxo da Diáspora

No dia 09 de agosto de 2008, realizamos uma roda, a convite do fotógrafo Milton Guran, na abertura de sua exposição - "Refluxo da Diáspora" - no Centro Cultural José Bonifácio.
A mostra, que retrata as comunidades Agudá e Tabom, da África Ocidental, é resultado de um trabalho de pesquisa e de documentação feito a partir de 1994 na República do Benim e em Gana que trata da saga dos libertos no Brasil que voltaram para a África no século XIX (antes da abolição da escravatura) e lá construíram uma nova identidade social baseada na cultura adquirida no Brasil.
A roda foi teve um axé muito especial e contou com a presença de amigos e convidados de diversos grupos.


jogo de Ludmilla e Flavinha na roda do "Refluxo"