Mestra Janja no Rio

Nos dias 20 e 21 de setembro de 2008, tivemos o prazer de participar das oficinas ministradas por mestra Janja e mestre Cobrinha no evento do grupo Aluandê, coordenado pelo contra-mestre Urubu. A experiência foi muito boa, cheia de aprendizados e troca de informações.
No último dia do evento, o coletivo de angoleiras se reuniu com mestra Janja para convesar sobre ações para o fortalecimento das mulheres na capoeira e sobre a Conferência Internacional de Angoleiras, que acontecerá em Salvador, em abril de 2009. Neste momento, estamos articulando ações para possibilitar a participação das angoleiras envolvidas com o coletivo, no encontro que será realizado em Salvador.

Ladainha

Tava na beira da praia, ô iaia
Tava lá fitando o mar
Tava na beira da praia, ô iaia
Tava lá fitando o mar
Tava namorando as ondas
Numa prece pra Iemanjá

Vento forte, maremoto, ô iaia
Dá medo de navegar
Se me embolo nessas ondas, posso até me afundar
Vento forte, maremoto, ô iaia
Tu vai ter que acalentar
Rodopiando, revira e flutua pra além mar

A lua só ama o sol o iaia, pra saber iluminar
Sua espada é guerreira, pro amor, pra capoeira
No seu ventre abrigou
O destino desse amor, camaradinha...

Autoria: Contra-mestre Cristina

Angoleiras com Milton Guran e amigos

Abertura da exposição Refluxo da Diáspora

No dia 09 de agosto de 2008, realizamos uma roda, a convite do fotógrafo Milton Guran, na abertura de sua exposição - "Refluxo da Diáspora" - no Centro Cultural José Bonifácio.
A mostra, que retrata as comunidades Agudá e Tabom, da África Ocidental, é resultado de um trabalho de pesquisa e de documentação feito a partir de 1994 na República do Benim e em Gana que trata da saga dos libertos no Brasil que voltaram para a África no século XIX (antes da abolição da escravatura) e lá construíram uma nova identidade social baseada na cultura adquirida no Brasil.
A roda foi teve um axé muito especial e contou com a presença de amigos e convidados de diversos grupos.


jogo de Ludmilla e Flavinha na roda do "Refluxo"